Manifesto

Rebouças, Avenida Iguaçu. Data: 7 de abril de 1950. Foto: Domingos Foggiatto. Acervo: Cid Destefani. Gazeta do Povo, Coluna Nostalgia (14/01/1996)

Um bairro carregado de memórias industriais ou uma tela em branco para um novo começo?

Há muito tempo, o bairro Água Verde, em Curitiba, foi moldado pelo ritmo das siderúrgicas, onde as décadas de 60 e 70 forjaram crescimento econômico. Mas, com os anos 90, a consciência ambiental surgiu como um farol, guiando as cidades a reimaginarem seus futuros.

Em 2014, o silêncio das máquinas da siderúrgica trouxe a promessa de um novo capítulo, onde história e inovação poderiam se entrelaçar. Hoje, estamos em um ponto crucial, onde a visão de um espaço urbano pulsante e sustentável se ergue ao lado do respeito pela memória e pela história.

Nosso desafio é sonhar com um lugar que não apenas se harmonize com seu entorno, mas que também irradie bem-estar coletivo. Falar de sustentabilidade urbana é falar de como nossas escolhas arquitetônicas moldam a vida na cidade, transformando calçadas em passagens vibrantes.

Pensando nisso, criamos o Weefor ARQ, um concurso que busca materializar uma arquitetura mais integrada, sustentável e vibrante. Buscamos sonhadores e inovadores, oferecendo uma oportunidade para reimaginar o antigo terreno da siderúrgica e expandir nossos horizontes sobre habitação sustentável.

Queremos soluções que integrem a cidade e promovam uma qualidade de vida que abrace o morar, o circular e o viver em harmonia. E aí, você topa ser parte dessa transformação ao nosso lado?