Não achei a matrícula do imóvel nos anexos. Na consulta amarela fala em testadas de 29.60m para Rua Cândido Xavier e 19.40m para a Av. Sete de Setembro.

Resposta:

Conforme explicado no edital, o terreno consiste em mais de um lote, os quais estão passando pelo processo de unificação. Dessa forma não existe uma matrícula unificada do terreno. A guia amarela deve servir somente como guia dos parâmetros para a edificação. As medidas que devem ser consideradas são as constadas no levantamento topográfico.

Gostaria de esclarecimentos acerca da possibilidade da participação de profissionais autônomos, sem a constituição de uma sociedade empresarial, no 2º Aberto de Arquitetura Weefor Arq.

Resposta:

Conforme edital, para participação no concurso é necessária parceria formal com uma sociedade empresarial, visto que o objeto principal do concurso é o contrato entre as partes para projeto executivo.

Gostaria muito de participar desse segundo concurso. Como obter todos os passos do processo. Terreno com estudo topográfico. Normas e Leis do Plano Diretor da Cidade e outros requisitos a serem seguidos como aprovação pelo Corpo de Bombeiros e Acessibilidade.

Resposta:

Conforme edital, todos os documentos acessórios para produção do projeto concorrente estão disponíveis em ambiente digital restrito, com acesso apenas às arquitetas e arquitetos inscritos no concurso. Após a sua inscrição, receberá um email com login e senha para acesso ao ambiente restrito, com link para os materiais.

Não entendi aonde está explicado e como faço para pagar a taxa de inscrição. Preenchi todo o formulário e somente no final apareceu a necessidade de pagamento da taxa.

Resposta:

Os dados para pagamento da inscrição constam no edital e na página de ‘Inscrições’ no site.

Gostaríamos de saber se alunos de arquitetura também podem oficialmente compor a equipe participante do concurso. Além de profissionais, também somos professores, e sempre procuramos estimular nossos alunos/estagiários.

Resposta:

Alunos podem participar das equipes, desde que as inscrições sejam feitas por profissional registrado no CAUBR, e sociedade empresarial também registrada e em dia com suas obrigações no CAUBR.

Onde encontro o formulário para dúvidas técnicas? Conforme edital, eu deveria encontrar um formulário exclusivo nesta página. Enfim, minha dúvida é se quando há compra de potencial (1/2), modifica o cálculo do afastamento da divisa? O texto do termo de referência (pág 23) ficou confuso para mim. – seria h/6, sendo h contado do piso do terceiro ao teto do oitavo pavimento?

Resposta:

O formulário para envio de dúvidas está na página inicial do site weefor.arq.br. O projeto deverá seguir o que rege a legislação urbanística de Curitiba. Um dos anexos é a portaria 80, nela constam todas as informações. A interpretação da lei é responsabilidade de cada participante. Caso ainda restem dúvidas, é possível entrar em contato com o plantão técnico da Secretaria Municipal de Urbanismo de Curitiba (edificacoes@curitiba.pr.gov.br).

Quantas pessoas podem participar ao todo? Podem participar mais de um escritório de arquitetura?

Resposta:

Não há limite para numero de profissionais inscritos como parte da equipe. A participação de um mesmo profissional, por dois escritórios diferentes de arquitetura, é vedada conforme item 4.2 do edital.

Pessoal, possuo empresa com CNPJ e cadastro pessoa física no CAU. No entanto, minha empresa ainda não está cadastrada no CAU. Tenho duas dúvidas: 1. Seria possível realizar o concurso e posteriormente realizar o cadastro no CAU? 2. Caso eu faça o cadastro da minha empresa no CAU, eu consigo fazer a inscrição, mesmo dentro do período de 30 dias que o CAU leva para avaliação da documentação?

Resposta:

Conforme item 4.1 do edital do concurso, apenas profissionais sócios ou formalmente parceiros de escritórios de arquitetura (sociedade empresarial com finalidade específica), devidamente registados e regulares no CAU/BR, poderão participar do certame, por determinação do comitê organizador.

O objeto principal do concurso prevê a contratação da empresa vencedora, para realização do projeto executivo da edificação. Por esse motivo, é de suma importância o registro devido e em dia com suas obrigações junto ao CAU/BR.

Embora profissionais autônomos também possam firmar contratos, a orientação da Weefor é para que sejam empresas constituídas, que garantam atendimento a diversos pontos do edital.

Em contato com alguns colegas arquitetos, tenho percebido que, assim como eu, muitos se frustraram pelo critério restritivo imposto na inscrição no concurso, o qual é reduzido apenas a arquitetos com CAU de pessoa jurídica. Considerando que uma das propostas da Weefor é justamente a democratização da boa arquitetura, vejo isso como um impedimento para os demais profissionais autônomos, e escrevo para que possamos abrir uma discussão sobre o assunto. Agradeço desde já.

Resposta:

Obrigado por suas considerações. É sempre importante para nós todos os debates acerca do concurso.

Conforme item 4.1 do edital do concurso, apenas profissionais sócios ou formalmente parceiros de escritórios de arquitetura (sociedade empresarial com finalidade específica), devidamente registados e regulares no CAU/BR, poderão participar do certame, por determinação do comitê organizador.

Isso se dá pois o objeto principal do concurso prevê a contratação da empresa vencedora, para realização do projeto executivo da edificação. Por esse motivo, é de suma importância o registro devido e em dia com suas obrigações junto ao CAU/BR.

Embora profissionais autônomos também possam firmar contratos, a orientação da Weefor é para que sejam empresas constituídas, que garantam atendimento a diversos pontos do edital.

De todo modo, agradecemos suas observações e poderemos pensar em um formato que atenda de alguma forma a participação de autônomos.

Parabéns pela organização do concurso, o material de apoio está incrível. Tenho uma dúvida em relação à compra de potencial. O cálculo do afastamento da divisa lateral muda com esse novo potencial ou permanece H/6 contando a partir do térreo?

Resposta:

O projeto deverá seguir o que rege a legislação urbanística de Curitiba. Um dos anexos é a portaria 80, nela constam todas as informações. A interpretação da lei é responsabilidade de cada participante. Caso ainda restem dúvidas, é possível entrar em contato com o plantão técnico da Secretaria Municipal de Urbanismo de Curitiba.

Somos Curitibanos e moramos na Europa e gostaríamos de participar do concurso. De que forma poderíamos participar estando dentro das regras do concurso? Podemos formar uma equipe apenas nós dois se reativarmos o CAU? Ou se não, podemos participar de uma equipe de Arquitetos e Engenheiros moradores em Curitiba, sendo apenas nos dois morando fora?

Resposta:

Para participação no concurso, conforme item 4.1 do edital, é necessário que o titular da inscrição seja residente no Brasil, esteja em dia com suas obrigações no CAU/BR, e seja responsável técnico ou sócio de escritório de arquitetura com sede no Brasil. Porém, vocês podem participar de concepção do projeto, dentro de uma equipe que contemple essas necessidades do edital.